Reinaldo

Termo de cooperação técnica e financeira prevê R$ 1,4 milhão para a Agrodefesa

Recursos ajudarão em ações emergenciais
Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, assinou na manhã desta quinta-dia 14, o convênio de cooperação técnica e financeira que prevê R$ 1,4 milhão do Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária (Fundepec) para a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). O termo foi assinado juntamente com o presidente da Agrodefesa, José Essado Neto, e do Fundepec, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza. A assinatura foi formalizada durante a abertura do 1º Workshop Goiás – Qualidade do Leite, realizada no Teatro Sesi, em Goiânia.
Segundo o presidente da Agrodefesa, José Essado Neto, os recursos serão importantes para ajudar a Agência em ações emergenciais, desde melhorias em infraestrutura, atendimento e trabalho de fiscais no Estado de Goiás. “O convênio chega no momento certo para contribuir em trabalhos e atividades que são mais urgentes”, destaca. Já o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto enfatiza que o convênio permitirá a ampliação do trabalho de defesa sanitária animal em Goiás e o fortalecimento da agropecuária goiana.

Fundepec

A primeira ideia de se criar um Fundo Indenizatório em Goiás para proteger o produtor rural e consequentemente ajudar nas ações de defesa sanitária animal foi concebida por várias lideranças classistas e empresariais no final da década de 80. É um Fundo Indenizatório privado, mantido pelos produtores rurais, por meio de contribuições espontâneas. O fundo tem a participação de oito entidades mantenedoras, que, de forma mais abrangente, representam produtores e indústrias ligadas ao agronegócio, que são as seguintes:

– AGA – Associação Goiana de Avicultura
– AGS – Associação Goiana de Suinocultores
– AGCZ – Associação Goiana dos Criadores de Zebu
– FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás
– OCB – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras – GO
– SGPA – Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura
– Sindicarne – Sind. das Ind. de Carnes e Derivados do Estado de Goiás
– Sindileite – Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás

Comentários

QB Campo

Globo Rural

Questão